Marcos Taquetto, consultor comercial da Nexo CS, explica como a solução Nexo FAP funciona e seus principais benefícios. Confira a entrevista abaixo.
COMO O NEXO FAP FUNCIONA?
O plug-in Nexo FAP é uma ferramenta que, a partir do software Nexo Gestão Integrada, faz a conexão com o site do INSS (o cliente informa a senha fornecida pelo órgão no momento da conexão) e de forma automática captura os dados referentes aos funcionários afastados junto (benefícios) e traz para a base de dados a relação dos mesmos, bem como o motivo de afastamento de cada um.
A partir desta captura, o software faz o comparativo entre os dados do afastamento no sistema e da nova posição informada no site e, caso haja alterações, dispara um alerta para conhecimentos dos responsáveis pelo processo.
QUAIS SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?
- Agilidade no conhecimento de novos afastamentos e seus motivos;
- Rapidez na notificação de alterações de benefícios;
- Eliminação de erros de digitação na captura dos dados, o que é comum
- quando a mesma é realizada manualmente;
-
Permite com que a empresa possa entrar com contestações em prazo hábil (a organização tem 15 dias para contestar um benefício ou sua conversão);
- Envio de alertas via e-mail disparados automaticamente pela solução conforme o evento (alterações do benefício pelo INSS).
QUE TIPO DE EMPRESA PODE SE BENEFICIAR COM ELE?
Empresas com alto risco, seja de pequeno, médio ou grande porte, as quais possuem funcionários afastados junto ao INSS, sendo que no geral o percentual de afastados está em torno de 3% a 4% do total de funcionários. Para alguns segmentos, este percentual é muito elevado, tais como: bancos, call centers, construção civil, entre outros.
QUAL O PERFIL DE EMPRESA QUE JÁ UTILIZA O NEXOFAP?
Empresas com risco alto, seja uma empresa de pequeno, médio ou grande, haja vista que uma administração eficiente faz com que a empresa reduza o percentual de afastados e, consequentemente, leva à redução dos valores pagos atualmente na folha de pagamento, através da contribuição do RAT (Risco Ambiental do Trabalho).
Há ainda aquelas empresas que estão implantando ou já têm uma Área de Gestão de Benefícios voltada para gestão dos casos de afastamentos.
Para facilitar o entendimento do quanto está solução é importante para as empresas, seguem abaixo mais detalhes sobre o RAT:
O valor de RAT a ser pago (recolhido) com base no valor total da folha de pagamento é composto pela seguinte fórmula:
SAT= (seguro de acidente do trabalho) * FAP = (fator acidentário de prevenção), sendo que:
O percentual do SAT é estabelecido de acordo com a atividade econômica da empresa, podendo, de acordo com o segmento, contribuir com: 1%, 2% ou 3%.
O FAP é um fator que será estipulado anualmente, ou seja, a divulgação deste índice é anual e leva em consideração o número de funcionários afastados, acidentes, entre outros fatores, podendo variar de 0,5000 até 2,0000.
Portanto, uma empresa que tem seu SAT em 3% e tenha o FAP divulgado em 1,600, irá contribuir (recolher) com o seguinte RAT: 3,0 * 1,6 = 4,8% da folha de pagamento, ou seja, 1,8 % a mais do que pagaria se o FAP fosse neutro ou 1,00.
Outro exemplo, levando em conta um cenário bom onde a empresa obtém o desconto possível, seria RAT: 3,0 * 0,5000 = 1,5%. Neste exemplo, a empresa está reduzindo pela metade a contribuição do SAT.