Uso de softwares de gestão podem beneficiar empresas em processo de mudança do SAT previsto pelo INSS

De acordo com nota divulgada no Jornal O Globo de 4-07-2005, as mudanças do INSS quanto à forma de cobrança do Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) estão previstas para março ou abril do próximo ano. Elas terão como base uma pesquisa da Previdência Social, que está realizando um levantamento epidemiológico por meio do cruzamento da quantidade de benefícios oferecidos por cada doença ou acidente. O estudo permitirá ao INSS estabelecer novas alíquotas para cada segmento e, dessa forma, cobrar das empresas de maneira mais justa e coerente.

Nesse cenário, os softwares de Gestão de Segurança do Trabalho tornam-se ainda mais importantes para o dia-a-dia das empresas. Além do monitoramento dos exames médicos, dos afastamentos e dos acidentes, que permite a análise e a comparação dos resultados e ajuda a reduzir os riscos no ambiente de trabalho, eles poderão agilizar o processo de intercâmbio de informações com o INSS.

Com a obrigatoriedade e o aumento das comunicações de afastamentos e de acidentes de trabalho que acompanharão o novo processo, as empresas que investem em Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho poderão ser beneficiadas, em detrimento daquelas que, atualmente, não investem recursos na área.

Por meio da informatização e das estatísticas que podem ser realizadas com a utilização dos Softwares de Gestão, empresas têm aumentado suas medidas de segurança do trabalho, podendo fazer com que o número de afastamentos ou de acidentes caia consideravelmente. Isso irá beneficiá-las também no novo sistema de cobrança. A Previdência passa a estabelecer alíquotas diferentes, mesmo para empresas do mesmo setor, que poderão pagar até a metade ou o até o dobro do percentual fixado, de acordo com seu desempenho. Quanto menos afastamentos ou acidentes, menor o SAT.

Saiba mais sobre o assunto: http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=204098

BrazilSpainUSA