As mudanças das NR’s e a prevenção de riscos do Trabalho: por que as empresas precisam de um bom planejamento nesse setor?

Acidentes trabalhistas nem sempre são previsíveis, porém muitas vezes podem ser evitados. Acontece que há uma série de medidas que a empresa precisa adotar para tornar a sua rotina mais segura. É aí que entra a Prevenção de Riscos do Trabalho.

 

Você com certeza já ouviu falar que “é melhor prevenir do que remediar”. Embora seja um ditado popular, ele cai muito bem na rotina de trabalho. E não tem jeito, a cada dia que passa se torna mais importante ter muito cuidado nesse setor preventivo da empresa.

 

Na prática, o setor de SESMT precisa estar alinhado às Normas Regulamentadoras – NR. Essas normas regulamentam as diretrizes quanto à segurança do trabalho e saúde ocupacional em uma empresa, independentemente das mudanças previstas nas NR’s.

 

Um bom planejamento pode evitar tanto ocorrências indesejadas, quanto possíveis sanções. Afinal, o não cumprimento das NR pode acarretar desde multas a interdições, sejam as atuais ou as novas NR’s.

O que deve ser visto no momento do planejamento?

Atualmente, há um total de 37 NR e algumas delas estão sendo reavaliadas e modernizadas. Algumas fazem referência direta a determinado ramo, o que cabe o máximo de cuidado e atenção a elas. Seja como for, as empresas precisam adequar-se sempre aos seguintes itens:

  • Treinamento dos funcionários para uso de equipamentos e adequação em suas rotinas;
  • Disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Ter um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • Ter um Programa de Prevenção a Riscos Ambientais (PPRA);
  • Manter sempre a cobrança e controle a respeito do uso dos materiais disponibilizados pela empresa;
  • Efetuar punições em conformidade com as NR, bem como manter os órgãos competentes informados sobre irregularidades.

Portanto, esse momento de planejamento é crucial para traçar um bom plano de Prevenção de Riscos do Trabalho. Aqui, cabe todo cuidado quanto às normas vigentes da lei, bem como as especificidades da empresa.

Quais os profissionais envolvidos nessa questão?

Por lei, a equipe é multidisciplinar. Por isso, fica aqui uma lista de profissionais que podem estar alinhados a todo esse plano de segurança, segundo a legislação vigente:

  • Médico do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Enfermeiro do Trabalho;
  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

Essa equipe diz respeito à NR-4. Entretanto, mantenha a calma: não é necessário contratar todos esses profissionais. Dependendo do tamanho da empresa , basta contratar uma consultoria para conduzir as questões de segurança da sua empresa.

Essa consultoria pode garantir o reforço do seu plano de segurança. Por que isso tudo é tão importante? Confira a seguir todas as vantagens que o planejamento adequado desse setor pode trazer para a sua empresa!

E como ficam os gastos?

Embora muitos pensem que investir em Segurança do Trabalho é uma mera despesa, na verdade é uma economia de gastos. Acontece que há uma série de valores a serem desembolsados por falta de planejamento. Confira alguns:

  • Em casos de acidentes, os primeiros 15 dias de afastamento dos funcionários são pagos pela empresa;
  • A empresa deve arcar com os custos do transporte do acidentado;
  • Há a necessidade de gastos com mão de obra para ocupar a vaga deixada pelo trabalhador que sofreu um acidente;
  • Possíveis despesas com afastamentos decorrentes de doenças ocupacionais;
  • Risco de ações regressivas do INSS.

Ao passo que o bem-estar dos funcionários é comprometido, há ainda uma série de outros prejuízos. A falta de um treinamento qualificado, é um exemplo disso – ele pode trazer até perdas materiais.

É mais comum do que parece a seguinte situação: os profissionais não foram corretamente preparados e sofreram um acidente. Além de terem a sua integridade e saúde comprometidas, danificam os maquinários ou produtos.

A manutenção de certas máquinas custa caro, então, vale muito mais a pena ter um bom planejamento para evitar esse tipo de despesa. Todos saem ganhando com a Prevenção de Riscos do Trabalho.

Como isso afeta a produtividade?

Não é novidade para ninguém: funcionários satisfeitos são muito mais produtivos. Afinal, quando os trabalhadores são bem treinados e têm um ambiente de trabalho seguro, aumentam o rendimento.

Muitos erros e atrasos na produção ocorrem, geralmente, por despreparo por parte da equipe. Acontece que as orientações, treinamentos e integrações servem também para que possam agir com eficiência em sua rotina.

Outro ponto importante é o problema que costuma suceder a reabilitação de um trabalhador. A volta de quem sofreu um acidente de trabalho  pode ser bem complicada, isto é, pode levar um tempo para que consiga retornar ao ritmo necessário. O que significa que esse profissional poderá produzir menos.

Sendo assim, vale muito mais a pena para todos que o ambiente de trabalho seja seguro, sadio e adequado às normas.

Como isso afeta a imagem da empresa?

Ambientes de trabalho que não respeitam às NR costumam estar sempre associados a gastos com indenizações. Ademais, pode ter uma lista extensa de ações junto à justiça trabalhista.

Com o passar do tempo, a imagem da organização torna-se desgastada. Isso pode ser prejudicial até para os negócios. Afinal, quem está disposto a negociar com uma empresa que carrega um acidentes empresariais ?

Esse tipo de coisa impacta tanto outras empresas, quanto a clientela. Têm sido cada vez mais comuns boicotes de clientes em defesa dos direitos dos trabalhadores. A reivindicação é clara: o crescimento às custas da insalubridade não será aceito.

Essas reivindicações não estão apenas associadas a direitos trabalhistas. Muitos boicotes são feitos por questões ambientais, que também devem ser levadas em consideração em um planejamento de segurança.

Como o planejamento contribui para o ambiente de trabalho mais seguro?

Via de regra, um bom planejamento na segurança do trabalho permite uma organização mais efetiva do ambiente. O fato é que tudo fica devidamente encaixado em protocolos bem determinados.

Ao passo que todos sabem exatamente o que fazer, e possuem os meios para tal, muitas tensões são reduzidas. Mais do que evitar acidentes, há uma melhora no relacionamento da equipe.

Se a relação entre colegas e superiores melhora, isso também se aplica à relação com os patrões. Naturalmente, há a construção de mais respeito por ambas as partes.

Viu só a importância de um bom planejamento no setor de Prevenção de Riscos do Trabalho? Independente das normas regulamentadoras atuais ou futuras, o foco deve estar na Prevenção!

Conheça o NEXO Prevenção de Riscos e acompanhe novidades sobre este tema aqui em nosso blog ou nas redes sociais: Linkedin e Facebook.

 

BrazilSpainUSA