Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do trabalho: da importância à aplicação nas empresas

software para gestão de SST

Um controle eficiente de ações voltadas para a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) demanda grau elevado de organização. Não faz muito tempo, contudo, este era um trabalho que dependia de planilhas, tornando-se muito sujeito a erros. A fim de evitar esta situação, é cada vez mais comum o uso do Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do trabalho.

Pois assim a empresa consegue gerenciar melhor o grande volume de documentos e dados envolvidos na área. O armazenamento também passa a ser mais seguro quando se recorre à solução tecnológica. E como ocorre em muitas outras áreas em que este tipo de ferramenta é adotada, há uma série de benefícios agregados.

Otimização de recursos, centralização de informações e redução de riscos são algumas das vantagens que se aplicam neste caso. O software específico para SST consegue gerir de modo satisfatório tudo o que se relaciona com registro e controle.

Um fato que é de grande ajuda no cumprimento das Normas Regulamentadoras Brasileiras (NRs). Pensando nisto, elaboramos um artigo abordando da importância à aplicação destes softwares. Confira a seguir por que utilizar esta ferramenta tornou-se uma necessidade.

Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do Trabalho: por que utilizar?

Em primeiro lugar um programa voltado para SST ajuda na organização de dados, um dos ativos mais importantes neste contexto. A própria legislação da área demanda que empregadores mantenham um controle frequente das informações de Saúde e Segurança do Trabalho.

Através do software temos, em primeiro lugar, a oportunidade de manter históricos detalhados para cada funcionário da empresa. Isto permite a criação de um banco de dados consistente e de fácil consulta. Em algumas soluções é possível até mesmo o acesso de diferentes lugares através da internet.

As vantagens do Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do Trabalho se refletem igualmente no compartilhamento de informações. É possível desde a transmissão de dados entre unidades da empresa, até o envio para as clínicas de SST. Vamos detalhar melhor as funções de um software, assim como as vantagens da integração, no próximo tópico.

Registro e controle de riscos x Integração

O benefício inicial de se adotar estas ferramentas está na facilidade e eficiência proporcionada às atividades de registro e controle de riscos. Até mesmo o gerenciamento dos equipamentos de segurança e as questões de saúde ocupacional são contemplados pelos softwares.

Tudo isto irá funcionar a partir de informações base que são registradas no sistema. São dados como a programação de exames e as avaliações de riscos. Posteriormente, o próprio Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do trabalho processa os dados.

Seja estabelecendo quando haverá necessidade de exames novamente ou fazendo avaliações de risco automaticamente. Basta, em ambos os casos, a entrada inicial de informações. É claro que de nada adiantaria esta capacidade gerencial se não houvesse a possibilidade de integração.

Sobretudo a ligação com o RH é fundamental neste contexto. A troca de informações permite a impressão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), registro de saúde e muitos outros. Na prática, isso levará a uma gestão ágil e segura de processos admissionais, rescisões e também na prestação de informações.

Segurança e praticidade

Como tudo ocorre através do sistema o grau de segurança é bastante elevado. Afinal, todas as informações que são necessárias para lidar com a SST poderão ser encontradas no software. Um bom exemplo disso é a emissão de PPP. Basta os responsáveis conferirem o histórico por período que está registrado no sistema.

No início deste artigo, lembramos que não faz muito tempo as planilhas eram predominantes na hora de gerenciar SST. O grande problema, especialmente com os formulários de papel, eram os extravios e informações erradas. O Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do trabalho não tem este risco.

Outra vantagem é que realizar backups é uma tarefa muito fácil e que aumenta a segurança e disponibilidade de informações. Por fim, ao dispensar planilhas, a sua equipe trabalha muito mais rápido. Ademais, o software é ideal para tratar a complexidade da área de SST. Você quer eliminar erros na sua gestão de riscos e ganhar mais eficiência? Aproveite para conhecer as soluções da Nexo CS.

Tempo e recursos otimizados

Colocando na balança os benefícios mencionados até então fica claro que eles proporcionam a otimização de recursos. O próprio tempo gasto com estas atividades é melhorado graças ao Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do Trabalho. Os usuários do sistema podem criar parâmetros que vão da duração dos exames até o tempo entre eles.

Em consequência da organização das informações, é possível montar uma agenda bem estruturada. Esta, por sua vez, leva à otimização de recursos. A possibilidade de emitir laudos específicos também otimiza as ações e poupa tempo. Temos como exemplo de laudos o PCMAT, na construção civil, e mais gerais como LTCAT, PPRA e PCMSO.

O software ajuda a sua empresa a atender o eSocial

Além de melhorar uma série de processos na sua empresa, o Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do Trabalho ajuda a atender o eSocial. Isto ocorre porque através dele você reúne todas as informações obrigatórias para o Sistema de Escrituração Digital do Governo.

Inclusive a maioria dos programas para SST já estão adaptados para o eSocial. Com esta ferramenta, evita-se que a empresa acabe sendo multada por erros ou ausência de informações. Lembrando que em algumas categorias as omissões podem levar a multas acima de R$ 100 mil.

Um controle de riscos eficiente pode evitar tragédias

Os benefícios do Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do Trabalho não se restringem aos aspectos operacionais e de compliance. Um bom controle de riscos pode até mesmo evitar tragédias, como a de Brumadinho e Mariana.

Afinal, as medidas de prevenção nascem da identificação de risco feita na observação do ambiente ocupacional. Quanto melhor for a gestão de SST, mais assertivos os planos de ação desenvolvidos para eliminar ou neutralizar estes riscos.

Não apenas isto, eles também poderão ser colocados em prática mais rapidamente. Com relação ao caso mencionado, houve reconhecimento de que um dos problemas envolvendo a barragem era o seu possível rompimento.

A gestão com Software para áreas de Saúde ocupacional e Segurança do Trabalho ajuda a classificar riscos e elaborar ações. São justamente estas últimas que podem evitar tragédias da magnitude dos casos de Minas Gerais.

Quer mais dicas e informações para melhorar a gestão de SST na sua empresa? Então aproveite para seguir a Nexo CS no Linkedin ou no Facebook e depois confira outro artigo aqui do nosso blog!

 

BrazilSpainUSA