Nexo CS é homenageada pela revista proteção em comemoração aos seus 25 anos.

sst, sesmt, EHS, e-Social, Software

A Nexo CS completou no dia 22 de janeiro seus 25 anos e nada mais especial do que comemorar com uma publicação na Revista Proteção desse mês. Leia abaixo a matéria na integra.

Nexo CS comemora aniversário de 25 anos. Empresa de software especializado em EHS é referência em soluções para gerenciamento de SESMT.

Referência no mercado de Tecnologia da Informação para Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, a NEXO CS completou, no dia 22 de janeiro, 25 anos de existência e evolução. Especializada em soluções integradas, completas e flexíveis para o gerenciamento de riscos ocupacionais, a empresa hoje celebra as inúmeras conquistas alcançadas ao longo do tempo e projeta um futuro ainda mais próspero para a área prevencionista. Tendo como carro-chefe o software NEXO EHS, orgulha-se de seus produtos/soluções serem utilizados por centenas de clientes, incluindo grandes multinacionais no Brasil e exterior.

O sócio-fundador e CEO da NEXO CS, o analista de sistemas e administrador Ricardo Donner, tem mais de 30 anos de experiência na área de software, com especialização, nos últimos 25 anos, em projetos voltados para EHS (Environment, Health and Safety). Ele conta que a história da empresa teve início em 1996, a partir da percepção do surgimento de um novo mercado a ser desbravado. “Eu tinha experiência com plano de seguro-saúde e percebi uma demanda voltada para a saúde nas empresas especificamente na área ocupacional”, recorda.

O primeiro projeto da NEXO CS foi então criado. Na época, não existia e-mail ou redes sociais. A partir da aquisição de um mailing de indústrias, foram enviadas mais de 5 mil cartas de prospecção personalizadas, dirigidas aos ambulatórios médicos das empresas. “Eu mesmo e minha esposa, Giselle (gestora de contratos da empresa), imprimimos essas cartas. Assinei uma a uma e levamos no correio”, lembra. Como resultado, foram conquistados os primeiros clientes, duas multinacionais, uma delas, a Eaton Corporation – Divisão Transmissões, multinacional de gerenciamento de energia, que segue presente até hoje. “Só tenho a agradecer essa confiança depositada no nosso trabalho ainda em fase inicial”, ressalta.

sst, sesmt, EHS, e-Social, SoftwareRicardo Donner: orgulho pelo reconhecimento do mercado

ESTRUTURA

Atualmente, a NEXO CS tem duas sedes altamente equipadas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, ambas estrategicamente localizadas perto de aeroportos e com atendimento remoto para todo Brasil, além de ambiente cloud NEXOWEB em Datacenter de primeira linha, no qual são criados ambientes específicos para cada cliente. Conta com profissionais qualificados para desenvolvimento de software, manutenção, suporte, consultoria de implantação e setores administrativo, financeiro e comercial.

A empresa atende 13% dos 200 maiores grupos empresariais no País em todos os segmentos. Entre os clientes, estão Alcoa, Aperam South America, ArcelorMittal Brasil, B3, CPFL Energia, Eneva, Minerva, Prevent Senior, Raízen, Renault, Shell Brasil, Solvay, CCR, CEB, Cemig, Copel, Raizen-Cosan, Honda, Tupy, Votorantim, FAPES (BNDES), Mercedes-Benz e Siemens. “Disponibilizamos soluções para as áreas de EHS de todas as verticais de negócios, inclusive órgãos públicos, sempre mantendo o suporte necessário aos clientes, garantindo um produto atualizado e em conformidade com as regulamentações da área”, garante.

PRODUTOS

As soluções da NEXO CS estão disponíveis em português, inglês e espanhol. Focada na gestão da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a empresa tem como seu principal produto de gestão o software NEXO EHS, composto por mais de 45 módulos totalmente integrados, funcionando em ambiente web e mobile responsivo. “O mercado oferece, atualmente, diversas soluções, mas a nossa é considerada a mais completa, porque envolve Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Gestão Previdenciária/eSocial e Meio Ambiente. Recentemente, agregamos Gestão da Qualidade e Ergonomia, o que converte, de fato, a nossa solução em EHS & Q de acordo com as maiores tendências internacionais de solução de gestão completa na área em que atuamos”, afirma.

Ricardo destaca, ainda, que, em 2019, a empresa saiu na frente fazendo mudanças que, posteriormente, viriam com a nova versão da NR 1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), que entra em vigor em agosto deste ano. “Durante a Expo Proteção, lançamos a nova solução NEXO Prevenção de Riscos, totalmente integrada com o NEXO EHS e que permite aos gestores do SESMT empresarial realizarem, além da gestão de SST, uma gestão preventiva, incorporando ferramentas para Gestão de Ocorrências, Segurança Comportamental, Controle de EPI/EPC, Treinamentos, Inspeções, Eleição de CIPA, Controle de Não-Conformidades e Plano de Ação”, relata.

A pandemia da Covid-19 também mobilizou a empresa. “Logo no início, nos perguntamos como poderíamos ajudar as empresas a minimizarem os problemas relacionados com o retorno ao trabalho”, conta. Assim, para auxiliar o SESMT a controlar a incidência de casos da doença no ambiente ocupacional, foi criado o aplicativo Controle Preventivo de Saúde. O app roda em smartphones e possibilita que as empresas tenham informações sobre seus funcionários por meio de respostas a questionários on-line. A partir desses dados, são disparados e-mails com alerta verde, amarelo ou vermelho para que o ambulatório médico empresarial defina a atuação adequada junto a cada funcionário antes da entrada no serviço.

sst, sesmt, EHS, e-Social, SoftwarePandemia exigiu confraternização diferente em 2020

CONQUISTAS

Conforme o CEO da NEXO CS, a principal conquista ao longo desses 25 anos foi ter se tornado referência em soluções de gestão para o SESMT empresarial. “Ganhamos diversos prêmios e somos reconhecidos pelo mercado como uma empresa sólida, confiável e com softwares que atendem às exigências legais e têm flexibilidade para suprir as demandas específicas de cada cliente”, comemora. Agregar conhecimento tem sido parte fundamental dessa caminhada de sucesso. Nesse sentido, ressalta a importância de parcerias com empresas como SAP, Sankhya, MV e Oracle, para complementações de soluções de RH/ Folha. “Estabelecemos integrações com os principais sistemas de RH/Folha, garantindo o melhor, mais completo e integrado software de apoio à gestão de EHS”, frisa.

DESAFIOS Ricardo acredita que, entre os principais desafios para 2021, estão a superação da pandemia e, ao mesmo tempo, o atendimento aos novos requisitos e mudanças legais, tais como eSocial, Portaria nº 211/2019 (dispõe sobre a assinatura e a guarda eletrônicas dos documentos relacionados à SST) e GRO-PGR. “Importante destacar, também, que percebemos, dentro das organizações, uma necessidade crescente de Gestão de EHS, que será muito mais eficiente se for feita a partir de uma base única de dados que gerem informações e não apenas utilizando vários sistemas não integrados e/ou planilhas diversas com risco de desatualização”, alerta.

O CEO adianta que, para este ano, a NEXO CS tem previsão de lançamento de novos projetos voltados para o desenvolvimento de soluções mobile que complementem a solução principal NEXO EHS e, ao mesmo tempo, funcionem integrados com a principal base de dados NEXO. Quanto ao futuro do setor de softwares para a SST no Brasil como um todo, ele está otimista. “A pandemia mobilizou as empresas para uma visão mais preventiva e não apenas focada em atendimento de requisitos legais de SST. Elas estão percebendo que não adianta comprar apenas soluções que resolvem a ‘ponta do iceberg’ e que é preciso se preocupar com o todo. E nós já estamos preparados, pois temos todos os módulos e as necessidades mapeadas no nosso software, tornando desnecessárias soluções isoladas ou incompletas”, finaliza.

 

FONTE: Revista Proteção

BrazilSpainUSA