Alteração no cronograma do eSocial: eventos de SST são prorrogados!

José Maia, um dos coordenadores do eSocial, fala sobre a definição do governo em relação ao sistema integrado aos eventos de SST.

Confira agora mesmo o vídeo de José Maia nos dando uma prévia dos próximos passos do eSocial SST!

 

EVENTOS OBRIGATÓRIOS A PARTIR DE JANEIRO / 2020 SERÃO PRORROGADOS!

Será adiado o calendário de obrigatoriedade do eSocial que estabelece o envio de eventos de folha de pagamento para o Grupo 3 (micro e pequenas empresas, MEI, empregadores pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos), eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST para o Grupo 1 (empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões), bem como para os eventos do Grupo 4 (órgãos públicos e organizações internacionais).

O adiamento acontecerá em razão de mudanças decorrentes da simplificação do eSocial que estão em andamento, bem como a adequação à Medida Provisória nº 905/2019 – Emprego Verde e Amarelo.

As novas datas de obrigatoriedade serão definidas e divulgadas por meio de portaria específica, a qual será publicada nos próximos dias.

Publicado: 05/12/2019 11h47 no Portal eSocial.

Agora que você já assistiu o vídeo e está por dentro das novidades do eSocial para SST, confira abaixo algumas informações úteis sobre o que é o eSocial e como ele funciona na prática:

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do eSocial. Todos esses dados, na verdade, já são registrados, atualmente, em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao Governo Federal, exclusivamente, por meio do eSocial Empresas.

A boa notícia é que a NEXO CS possui o NEXO EHS que já atende todos os requisitos do atual sistema e estamos atentos as definições do governo para fazer os upgrades necessários para que nossos clientes não precisem se preocupar com as mudanças do sistema, apenas em gerir seus negócios! ; ) Acesse agora mesmo nosso site e conheça as soluções e serviços da NEXO CS.

BrazilSpainUSA